O que é a Força de Vendas?
A força de vendas é toda a equipe de pessoas que atuam no processo de vendas de uma empresa.
O que é Automatizar a Força de Vendas?
É oferecer para essas pessoas da Força de Vendas algumas ferramentas e recursos – normalmente apoiados em software/sistemas – para que consigam executar os procedimentos de vendas de uma forma mais fácil, organizada e dinâmica, com o melhor resultado que for possível.
Isso na prática se trata de coisas como: ter acesso fácil a todos os dados de cadastro de determinado cliente, conseguir acessar as tabelas de preços e condições comerciais de forma ágil, conseguir obter informações relevantes para a tomada de decisão de uma venda como saber as quantidades em estoque de determinados produtos, saber se o cliente tentando comprar tem pendências financeiras que poderiam impedir a efetivação do pedido, saber o histórico de compras do cliente e avaliar se a venda está acima ou abaixo do seu ticket médio, e outras infinidades de informações.
Normalmente é usado um conjunto de softwares integrados, separados por módulos como:
– Módulo de retaguarda, que é abastecido pelo Administrativo de Vendas da empresa e normalmente é integrado com o sistema ERP interno (software de gestão responsável pelo processamento das vendas, faturamento, estoques, etc);
– Módulo do vendedor, que é a parte do sistema em que o Vendedor em si terá contato, como as telas de cadastros, consultas e relatórios que ele vai usar. Este módulo pode ser exclusivamente online, e o vendedor precisa estar conectado a internet para acessar, ou pode ser offline, possuindo uma base de dados local para ser usado sem uma conexão a internet, e fazendo a conexão somente no momento de sincronizar a base de dados local com a retaguarda do sistema;
– Módulo ou partes de acesso do cliente, quando o software em questão oferece opções para o próprio cliente da empresa interagir, como por exemplo no caso de um portal de E-Commerce B2B ou mesmo um portal para consulta de posição de pedidos de venda e segunda via de boleto bancário.
Alguns Benefícios em Automatizar a Força de Vendas
Os benefícios que você pode obter ao Automatizar sua Força de Vendas podem ser inúmeras e variar conforme os processos e ferramentas que forem adotadas. O nível de envolvimento e comprometimentos das pessoas de sua equipe de força de vendas também são determinantes para os resultados.
Abaixo relacionamos alguns benefícios que você poderá obter:
– Diminui os erros de transcrição dos pedidos de venda;
– As regras comerciais passam a ser respeitadas;
– Tabelas de preços atualizadas e disponíveis;
– Informações detalhadas e relevantes dos clientes;
– Informações de saldos de estoque mais próximos do real;
– Menor tempo entre a confirmação do pedido de venda e o envio para a empresa.
Aqui listamos alguns itens. Os benefícios podem ir muito além conforme o ambiente e processos e ferramentas adotados.
Alguns diferenciais da Automação da Força de Vendas da Trovata:
– Ambiente multi-plataformas: online via web (módulo Roma) e offline em tablets iPad e Android (módulos Firenze e Milano);
– Sistema integrado com Catálogo Digital, proporcionando uma venda mais rica e intuitiva;
– Sistema integrado com portal de E-commerce B2B, permitindo um atendimento remoto ao cliente ou o próprio auto-atendimento do cliente;
– Várias opções de parametrização de regras comerciais;
– Diversas opções de consultas de informações de produtos e clientes, ajudando nas tomadas de decisões do vendedor;
– Relatórios de acompanhamento gerencial, úteis para os próprios vendedores e também supervisores e gerentes;
– Recurso de Geolocalização de clientes que aumenta as possibilidades de gestão da carteira;
– Opções de cópia do pedido de venda digital em PDF e/ou impresso no ato da venda. Inclusive com opção de impressora portátil;
– Recurso de Roteiro de Visitas, facilitando o trabalho do vendedor e de supervisores e gerentes de venda;
– Opção de uso de leitor de código de barras, agilizando o trabalho de venda.
Além de outras funcionalidades que poderíamos destacar e também as novidades que regularmente estamos incorporando no serviço.
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