O que é um E-Commerce B2B
A internet e a web nos trazem várias vantagens ao nos permitir como consumidor final/individual (B2C: business-to-consumer) comprarmos produtos e serviços de forma eletrônica, e essas vantagens também são replicadas para o segmento B2B (business-to-business), que é a compra e venda entre empresas, através de um e-commerce B2B.
Uma “Plataforma de E-Commerce” é um conjunto de sistemas/softwares que combinados proporcionam a automação de todo o processo de compra e venda envolvido. Normalmente estas plataformas podem ser divididas em 2 partes: Front-End, que é o ambiente acessado pelos clientes; Back-End, que concentra a parte administrativa do negócio, com todos os cadastros, parametrizações, etc.
Embora algumas empresas acreditem ainda que uma plataforma de E-Commerce B2C pode ser usada em uma operação de venda B2B, na prática há várias diferenças nessas operações, demandando que cada uma use a plataforma correspondente e adequada.
Algumas características que diferenciam um E-Commerce B2B de uma plataforma B2C:
– Diferentes opções de políticas comerciais inclusive tabelas de preços, podendo variar por cliente;
– Formas de pagamento diferentes, e normalmente através de boleto a vencer emitido somente após a emissão da nota fiscal;
– Estoque e quantidades vendidas;
– Navegação e experiência de usuário voltadas para este tipo de negócio;
– Implicações contábeis e fiscais diferentes.
Quais as vantagens de um E-Commerce B2B
– Atendimento 24h/dia, 7 dias/semana. A sua equipe comercial pode não conseguir atender e visitar todos os clientes quando eles precisam. Com a opção de um meio digital os clientes mais maduros e independentes vão comprar mais;
– Limitação geográfica – você aumenta as chances de compra dos clientes em que o acesso físico é mais difícil;
– Custo VS Benefício – facilita para o cliente menor ou compras em volumes menores;
– Relacionamento com clientes – o canal digital facilita reativar clientes e manter a proximidade com a carteira ativa de clientes;
– Reposição facilitada – mesmo produtos que dependem de uma abordagem inicial do vendedor podem depois ser facilmente repostos através do canal digital, uma vez que o cliente já conhece o produto e teve o giro do mesmo;
– Mix de venda – no meio digital é possível divulgar e incentivar a compra de novos produtos, melhorando o mix de produtos vendidos e a margem final;
– Materiais impressos e promocionais – aumentando seu volume de vendas através do meio digital você terá uma redução de custos com produção deste tipo de material, passando a fazer isso (mais e melhor) no meio digital;
– Despesas de deslocamento – se o seu vendedor conseguir atender os clientes mais vezes através do meio digital, terá menos despesas com deslocamento até o cliente;
– Assertividade das informações do pedido – quanto custa um pedido de venda transmitido errado?
E outras mais.
Alguns diferenciais do E-Commerce B2B da Trovata:
– Já nasceu atendendo o conceito de produto grade, principalmente confecções e calçados;
– O E-Commerce B2B é integrado com a Automação de Força de Vendas da Trovata. Permitindo aos seus vendedores mais recursos de venda e interação com os clientes.
Eles poderão por exemplo montar sugestão de carrinhos de compras personalizados e enviar para o cliente, que acessará diretamente no e-commerce, podendo fazer modificações e já efetivar o pedido de venda;
– O E-Commerce também é integrado com o Catálogo Digital da Trovata, permitindo que você os reaproveite neste ambiente também;
– Posição dos pedidos de venda anteriores;
– Consulta e impressão de segunda via de boletos bancários vencidos e a vencer;