O que é um Catálogo Digital?
Antes de surgir o recurso de catálogo digital, uma forma tradicional de apresentar uma marca, produtos, serviços e afins é a confecção de um catálogo impresso combinando imagens, textos, gráficos e outros elementos diagramados de uma forma que permita uma apresentação lógica e atraente do conteúdo.
Até o resultado final saindo impresso da gráfica, há todo um trabalho de produção do material, diagramação, conferência e liberação para a impressão, mas este formato apresenta algumas limitações, como por exemplo, se for detectada alguma correção somente após a impressão, parte do trabalho tem de ser refeito.
Quando o catálogo precisar também de uma atualização ou complementação, na prática deverá ser feito um outro catálogo.
As tecnologias atuais mudaram as maneiras de apresentar e vender produtos, e trouxeram novas formas de interagir com os clientes. Então surge o “catálogo digital” (ou “catálogo eletrônico”, ou “catálogo virtual”), levando para o meio digital este tipo de apresentação. E em ambiente digital há várias vantagens, desde as opções de construção do catálogo em si, permitindo o uso de vídeos e animações por exemplo e sem o custo de impressão, na distribuição ao permitir que seja enviado por e-mail ou disponibilizado em ambiente web, e na atualização de correção ou complementação que pode ser feita de forma fácil e rápida.
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Veja aqui um comparativo entre Catálogo Impresso e Catálogo Digital
Necessita de investimento em diagramação, impressão e eventuais reimpressões.
Investimento em implantação e manutenção mensal.
Baixo nível de atualização:
Caso necessite de alteração, ajustes
ou atualização, é necessário a confecção
de um novo material, que demandará
também novos investimentos e estará
sujeito a demanda de tempo da gráfica.
Alto nível de Atualização:
Praticidade e Autonomia nas alterações do catálogo. As correções podem ser realizadas
quase que instantaneamente.
Baixa possibilidade de customização do catálogo.
O nível de customização deste modelo de catálogo é bem maior que dos impressos, com a possibilidade inclusive, de que o
cliente utilize arquivos de multimídia em suas apresentações.
Baixo nível de praticidade:
Dificuldade na localização de produtos,
Maior perda de material e dinheiro investido,
ocupa um espaço maior no transporte.
Os catálogos digitais e os dispositivos
móveis proporcionam ao usuário melhor
experiência e maior praticidade na utilização.
Baixo nível de durabilidade:
Perda considerável de qualidade a medida em que o catálogo é utilizado.
Alto nível de durabilidade:
O fato de utilizar não interfere no tempo de vida do catálogo. Um bom dispositivo poderá ser utilizado por vários anos.
Alto nível de impacto ambiental.
Baixo nível de impacto ambiental.
Baixo nível de funcionalidade, uma vez que,
os catálogos impressos possuem suas
funcionalidades limitadas à apresentação
dos produtos ou serviços.
Os catálogos digitais possuem alto
nível de funcionlidades, além, de
permitirem a apresentação dos produtos
ou serviços, possibilitam a emissão
de pedidos de venda.
Alguns diferenciais do Catálogo Digital da Trovata:
– Ambiente multi-plataformas: online via web (veja nosso módulo Roma) e offline em tablets iPad e Android (veja nossos módulos Firenze e Milano);
– Catálogo Digital integrado com a Automação de Força de Vendas, proporcionando uma venda mais prática e rápida, além de ser mais rica e intuitiva com os recursos do catálogo digital;
– Escolha entre dezenas de opções de layout de página para dispor as imagens dos produtos, ou crie rapidamente seu próprio layout de página com nossa ferramenta;
– Temos uma ferramenta exclusiva para mapear e definir ações usando as páginas de seus catálogos ou novas páginas diagramadas;
é possível utilizar cenários e imagens de pessoas usando vários produtos, e cada produto passa a ter opção de interação;
– Envie facilmente seu catálogo (ou partes dele) diretamente no e-mail do seu cliente através do nosso recurso “Catálogo Link”. Que permite também que o cliente monte um carrinho de compras. Esta ferramenta substitui aquele procedimento de enviar por e-mail um pdf do catálogo e uma planilha Excel com as referências dos produtos para que o cliente monte sua intenção de compra;
– Use sequências de imagens dos produtos, exibindo ângulos variados;
– Explore as opções de vídeos e animações para enriquecer os argumentos de venda.
Além de outras funcionalidades que poderíamos destacar e também as novidades que regularmente estamos incorporando no serviço.
Entre em contato conosco e agende uma apresentação mais detalhada.