Esta tem sido uma dúvida cada vez menos comum na cabeça dos gestores.
Independente do tamanho da empresa ou da equipe comercial, os sistemas de automação em processos de vendas tem presença garantida em boa parte das organizações. Em um mercado cada vez mais competitivo, estas ferramentas têm como objetivo diminuir os custos operacionais e garantir melhores resultados junto a equipe de vendas.
No entanto, os benefícios não param por aí. Se você ainda não sabe as vantagens que um software de força de vendas pode trazer para o seu negócio, confira agora nossa lista com as 5 principais vantagens da automatização de processos e entenda porque tempo neste caso, é dinheiro!
Ganho de produtividade
Em média, quanto tempo um profissional da sua empresa perde para digitar pedidos oriundos de talões de pedidos, de mensagens recebidas pelo whatsapp ou até mesmo através de planilhas manuais ou do Excel? Além disso, na hora de coletar as informações, será que é possível obtê-las com integridade e eficiência?
Esses processos costumam tomar muito tempo do representante ou até mesmo da indústria que deveria estar focado na atividade-fim e no planejamento do negócio.
O primeiro grande benefício da automação de força de vendas, portanto, é a garantia de produtividade não só para o representante, mas, principalmente, para os colaboradores da indústria, que precisam lidar com a rotina operacional diariamente.
Diminuição dos custos
A primeira vista, é comum que muitos gestores acreditem que a aquisição de softwares ou aplicações internas signifiquem um custo adicional para a organização. Entretanto, estes devem encarar esse tipo de compra como um investimento. Afinal, a longo prazo, a automação significa uma redução substancial dos custos operacionais.
A manutenção de profissional exclusivamente para digitação de pedidos, a elaboração e a impressão de catálogos, tal como, a utilização dos processos manuais para geração de pedidos costumam tomar mais tempo do que o necessário, situações estas que impactam diretamente na produtividade e, posteriormente, na lucratividade do negócio.
Desta forma, o uso da tecnologia pode auxiliar na economia de capital humano, o que também é um ótimo benefício para a organização.
Gargalos na produção
Basicamente, pode se dizer que gargalos na produção são pontos nos processos internos que apresentam problemas, tais como desperdícios, improdutividade ou erros que levem ao retrabalho.
Hoje chega ser impensável uma empresa que não utilize-se das possibilidades tecnológicas, e por conta disso, os processos naturais já são considerados gargalos de produção por si só.
Você já calculou o quanto sua empresa perde com erros de processo? A exemplo, podemos citar, erros de digitação de pedidos, despesas com despacho ou redespachos de pedidos errados, demora no recebimento de pedidos dos vendedores, impossibilidade do planejamento de compra de matéria-prima por não saber o que está sendo vendido pela equipe de vendas, além destes, existem outros gargalos específicos de cada organização ou segmento.
Efetividade no processo de venda
Outro benefício a destacar é a melhora no comportamento de venda da equipe comercial. Uma boa ferramenta de força de vendas permite que o vendedor possa obter de forma rápida e segura informações necessárias à melhor gestão da sua carteira de clientes.
Dispondo em mãos de informações gerenciais como situação financeira do cliente, histórico de compras e ranking de produtos, o vendedor poderá realizar um trabalho ainda melhor na hora do atendimento ao cliente, tal como, ganhará mais efetividade no envio de pedidos.
Possibilidade de trabalha off-line
Por último, mas não menos importante é a possibilidade da equipe comercial realizar todo o seu trabalho estando desconectado da internet.
Na sombra da conectividade existente em algumas regiões do país, o vendedor não pode ficar sem acesso às informações inerentes ao seu processo de vendas, desta forma, tão importante quanto as informações que serão apresentadas à sua equipe comercial é a autonomia que eles terão para manuseio das mesmas.
Considera-se então, que uma boa ferramenta de força de vendas precisa disponibilizar condições de uso offline para que a equipe de vendas possa executar suas atribuições com o mínimo de impacto possível.